Páginas

sábado, 21 de novembro de 2015

A Preguiça do Nordeste

Preguiça-comum
Bradypus variegatus
É pessoal, no Nordeste tem Preguiça sim senhor!

A  Preguiça-comum, ou Preguiça-de-garganta-marrom, (Bradypus variegatus) é um mamífero herbívoro que tem distribuição ampla na América de Sul e América Central. Aqui no Nordeste, ela pode ser encontrada em áreas remanescentes de Mata Atlântica.

Esses bichinhos são chamados de ‘preguiças’, porque eles passam entre 14 e 16 horas do dia dormindo! Isso mesmo! 

É muito fácil reconhecer uma Preguiça: elas são mamíferos de tamanho médio, com coloração marrom-acinzentada. Os braços são bastante longos e cada mão conta com três longas garras que permitem a preguiça ficar suspensa nos galhos das árvores. Elas também podem ficar um pouco esverdeadas graças à presença de algas na sua pelagem.

Também é simples saber se uma preguiça é macho ou fêmea: os machos sempre possuem um círculo nas costas, formado por pelos pretos no interior e amarelados na borda.

Macho de Preguiça-comum
Detalhe para a mancha nas costas
As preguiças têm uma taxa metabólica baixa, e por isso se locomovem bem devagar. Esses movimentos lentos, juntamente com a coloração esverdeada, permitem que as preguiças se camuflem entre as folhas das árvores. Por isso, elas conseguem se proteger de predadores como o Gavião-real (Harpia harpyja). 

Esses mamíferos são territorialistas e geralmente apenas uma preguiça adulta é encontrada por árvore. Além disso, os adultos interagem pouco, exceto no período reprodutivo, quando as fêmeas vocalizam chamando pelos machos.

Apesar da perda de habitat devido ao desmatamento da Mata Atlântica, Bradypus variegatus é considerada uma espécie Menos Preocupante pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). Ela é considerada praticamente extinta no Estado do Ceará e totalmente extinta no Paraná.

Portanto, para conservar esse lindo e importante animal, é necessário preservar as áreas onde eles habitam e criar Áreas de Conservação no que ainda resta da exuberante Mata Atlântica.


Esse é o primeiro texto de uma série de postagens sobre os Mamíferos e Aves do Nordeste. Curtiu? Então compartilha e acompanha o nosso blog e a nossa página no facebook.


Referências:

Feijó, A. & Langguth, A. 2013. Mamíferos de médio e grande porte do Nordeste do Brasil: Distribuição e taxonomia, com descrição de novas espécies. Revista Nordestina de Biologia, v. 22, n.1/2, pp. 36-39, 2013.

Jung, H. 2011. "Bradypus variegatus" (On-line). Animal Diversity Web. Accessed November 21, 2015 at http://animaldiversity.org/accounts/Bradypus_variegatus/

Moraes-Barros, N., Chiarello, A. & Plese, T. 2014. Bradypus variegatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2014: e.T3038A47437046. http://www.iucnredlist.org/details/3038/0. Downloaded on 21 November 2015

Xavier, G.A.A.; Mourão, GM.; Costa, J.F. & Moraes-Barros, N. de. 2015. Avaliação do Risco De Extinção de Bradypus variegatus Schinz, 1825 no Brasil. Processo de avaliação de risco de extinção da fauna brasileira. ICMBIo. http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/fauna-brasileira/estado-de-conservacao/7116-mamiferos-bradypus-variegatus-preguica-comum.html





Comente com o Facebook: